8 atividades para aulas de Voleibol


O Voleibol é um esporte executado em uma quadra com duas equipes separadas por uma rede, e seu objetivo é colocar a bola no chão da equipe adversária. Para isso, a sua principal característica é o uso das mãos. Atualmente, o vôlei é bastante praticado em escolas e nas ruas, o que mostra uma popularidade considerável desse esporte.

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Veja 8 atividades que podem ser aplicadas nas aulas.

Atividade 1

Com os alunos divididos em grupos e sentados em círculo começar um vôlei sentado com troca de passes de toque e man chete entre os alunos de cada grupo. Essa será uma boa oportunidade para que o professor comece a abordar o voleibol adaptado, suas regras, inclusão, dificuldades e dinâmica do jogo.

Atividade 2 – Percepção e contato com a bola

Propor primeiramente um pique linha. O professor escolherá um aluno para ser o pegador que deverá correr somente em cima das linhas da quadra de vôlei juntamente com o restante da turma para que a mesma familiarize-se com as marcações da quadra de vôlei. Quando um aluno for pego o mesmo vira pegador. Será também proposto um pique estátua, onde o professor escolherá o pegador e ao seu grito de estatua todos devem ficar imóveis e imitar um movimento do vôlei.

Atividade 3

A turma será dividida em dois grupos, um para cada lado da quadra de vôlei, e cada aluno terá uma bola. Ao comando do professor, os alunos deverão jogar a bola para cima com as duas mãos e deixar a bola quicar no solo uma vez e passar o mais rápido possível por debaixo da bola.

Atividade 4

Quando o professor der um novo comando, todos os alunos devem jogar a bola para cima e bater palma uma vez antes de segurar a bola novamente. Em seguida jogar a bola para cima e bater palma duas vezes antes de segurar a bola novamente

Atividade 5

Quando o professor der um novo comando todos os alunos devem jogar a bola para cima com as duas mãos, sentar e pegar a bola sem deixá-la tocar no solo.

Atividade 6

Em duplas e com uma bola de vôlei os alunos deslocarão pelos mais variados espaços da quadra e observando as demonstrações, posteriores correções e escutando as orientações, deverão praticar as seguintes atividades:

1. Um aluno impulsiona a bola para cima com as duas mãos, o outro deverá esperar a bola quicar no solo uma vez e dar um toque para cima e segura a bola. O mesmo devolve a bola de modo que o colega faça o mesmo exercício.

2. Mesma dinâmica do exercício anterior, porém o aluno espera a bola quicar no solo duas vezes e executa uma manchete para cima e segura a bola.

3. Um aluno de frente para o outro, distante cerca de seis metros, deverá praticar o saque por baixo. Sendo que nas primeiras vezes quem estiver na recepção poderá segurar a bola após o saque do colega e, então, repetir este tipo de saque, quando devolver a bola.
Atividade 7

Mesma dinâmica do exercício anterior, porém executando uma manchete para cima e segurando a bola. Alternar também fazendo um toque para cima.

Atividade 8

Um aluno de frente para o outro, distante cerca de seis metros, deverá praticar o saque por baixo. Sendo que nas primeiras vezes q uem estiver na recepção poderá segurar a bola após o saque do colega e, então, repetir este tipo de saque, quando devolver a bola.

Atividade 9

Mesma dinâmica do exercício anterior, porém executando uma manchet e para cima e segurando a bola. Alternar também fazendo um toque para cima.
Receber a bola de manchete com o intuito de recepcionar a bola e mandá-la diretamente para o seu colega.

 

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